Advertisement
Advertisement
Healthcare_Questions.jpg
ATD Blog

O segredo que todo profissional precisa saber para alcançar a excelência na experiência do paciente

Wednesday, May 23, 2018
Advertisement

portguese blog.png
A experiência do paciente é importante. Sua relevância aumenta a cada dia e se torna uma prioridade global para as organizações de saúde. Um dos pilares centrais para atingir essa excelência é a consciência de que a liderança desempenha um papel fundamental na condução e criação efetiva da cultura da experiência da organização. No entanto, por que é tão difícil implementá-la na área da saúde?

No sistema de saúde, o maior capital são os recursos humanos que devem ser compreendidos e respeitados em sua individualidade. A partir daí, desafios significativos estão à frente. Ter uma abordagem centrada no paciente com um relacionamento orientado para a empatia permite: redesenhar como a pesquisa é feita, potencializar e personalizar os tratamentos e preparar profissionais médicos em todos os níveis com uma eficácia muito maior.

Entender que cada um é diferente parece óbvio, mas, na verdade, é extremamente desafiador. Nós tendemos a pensar que algo que nos é desconhecido, dentro de nossos padrões, é automaticamente negativo e, muitas vezes, errado. Dificilmente lembramos que nós também representamos o que é diferente para o outro. Mesmo quando parecemos semelhantes, nossas diferenças não são (apenas) externas. Somos, na verdade, pessoas únicas em nossas essências.

Advertisement

Para oferecer ao paciente uma boa experiência, é necessário construir melhores relacionamentos e, para isso, precisamos olhar para nós mesmos e perceber nossas imperfeições e diferenças, aprendendo a respeitar a nós mesmos também. É somente quando olhamos para dentro e nos percebemos com toda a nossa vulnerabilidade é que podemos nos olhar e nos conectar como seres humanos. Ter a oportunidade de nos percebermos como o outro, para então percebermos e olharmos juntos para o mundo ao nosso redor. Nesse ponto, a barreira entre o médico / paciente será quebrada e, finalmente, a conexão será feita.

Advertisement

Este é um exercício constante na prática de empatia. A principal descoberta é que a empatia vem da nossa capacidade de nos conectar uns com os outros, de criar esse vínculo, no qual reconheço algo na outra pessoa, algo humano, algo que nos unirá, mesmo com todas as diferenças. No final, a empatia pode ajudar a fomentar relacionamentos, aprimorar o envolvimento e orientar a responsabilidade no fornecimento de excelência em experiência. Com a empatia como valor para uma organização de saúde, há uma grande chance de que a satisfação do paciente aumente substancialmente e o custo para servir seja significativamente menor.

Estamos ansiosos para essa conversa sobre a excelência da experiência do paciente no dia 6 de agosto no ATD Talent Development Summit. A participação do público e perguntas são muito bem-vindas.

About the Author

Fabiana Gutierrez has 15 years of experience in communication, social media, and public relations in national companies, multinationals, agencies, and the third sector. She co-founded Carlotas in 2013 with the mission of focusing on developing social-emotional skills using playful education for kids and adults. During these years, Fabiana developed workshops and activities for companies and schools promoting dialogue about diversity, respect, and empathy. Companies such as Bradesco, Natura, Monsanto, Sanofi, and Carrefour are regular clients for whom she develops programs for professional and personal development[CC1] [HS2] . She is a professional speaker and has presented sessions and workshops organized by ABTD (the Brazilian Association for Training and Development) and OAB SP (Brazilian Bar Association).


Fabiana Gutierrez tem mais de 15 anos de experiência em comunicação, mídias sociais e relações públicas em empresas nacionais, multinacionais, agências e terceiro setor. É co-fundadora de Carlotas que foca o desenvolvimento das habilidades socioemocional usando educação lúdica para crianças e adultos. Desde 2013, desenvolve workshops e atividades para empresas e escolas promovendo o diálogo sobre diversidade, respeito e empatia. Empresas como Bradesco, Carrefour, Monsanto, Natura e Sanofi são clientes contínuos em programas de desenvolvimento pessoal e profissional. Palestrante e facilitadora de workshops e seminários organizados pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).


Be the first to comment
Sign In to Post a Comment
Sorry! Something went wrong on our end. Please try again later.